top of page

Conheça a história da raça Bulldog

 

De origem britânica, o Buldogue Inglês, ou simplesmente Buldogue (Bulldog), era um cão utilizado para lutar com touros. Além da finalidade do entretenimento, as pessoas acreditavam que esse embate deixava a carne do touro muito mais saborosa.  Felizmente, em 1835, essas rinhas foram proibidas e a raça desenvolveu uma nova personalidade.

Há muitos anos, os amantes do Buldogue Inglês iniciaram uma nova seleção da raça, cruzando exemplares menos ferozes. Hoje, ao contrário do que os antigos desenhos animados mostravam, esses cães são extremamente dóceis e brincalhões. Então, se está pensando em ter um Buldogue, fique atento às 6 informações que você deve saber antes de adquirir esse novo companheiro.

Apesar de ser um cão amável e que adora a companhia de toda a família, o Buldogue elege um único dono e fica extremamente apegado a ele. Mesmo assim, possui uma simpatia moderada até com estranhos. São carentes, teimosos, adoram brincadeiras e exigem atenção

É importantíssimo que nunca decida passear com seu Buldogue durante um período com sol forte, afinal, eles não toleram muito o calor e podem, até mesmo, passar mal. Então, sempre devem caminhar em horários que possuem temperaturas mais amenas, como logo pela manhã ou ao final da tarde.

Assim como não toleram o calor, os cães dessa raça também não lidam muito bem com temperaturas muito baixas. Seus pelos curtos exigem proteção extra: aproveite para acostumar seu novo pet a usar roupinhas desde pequeno

O Buldogue lida bem com os membros da família, é apaixonado por seu líder e até sobra simpatia para pessoas desconhecidas, porém as crianças possuem um lugar único em seus corações

O Buldogue é encantado pela vida ao ar livre, todavia não lida bem com a umidade. É essencial ficar atento a locais que possuem piscinas e lagos, pois esse cão não é famoso por ser um nadador nato.

O principal cuidado com a raça está relacionado à pele, já que as dobrinhas existentes na região da cabeça e do rabo ficam úmidas e exigem limpeza diária para que as indesejadas dermatites não apareçam.

O Buldogue é um cão forte e que adora uma ótima refeição, resultando em uma fortíssima tendência à obesidade. O excesso de peso é um fator que diminui muito a qualidade de vida dos animais e deve ser evitado a qualquer custo, para que não surjam outros problemas mais graves no futuro

Lembre-se de levar seu pet para passear todos os dias, mas tome cuidado com temperaturas extremas e não exagere na quantidade de exercícios. Um calmo passeio diário será o suficiente para a saúde do Buldogue.

O amável Buldogue Inglês possui uma saúde um pouco vulnerável e a expectativa de vida é menor que a média. O surgimento de assaduras e dermatites é extremamente comum e é muito provável que ocorra sempre que as dobrinhas de seu corpo não forem mantidas secas e limpas.

Os problemas ortopédicos, principalmente nos joelhos e na articulação coxofemoral, também são comuns. A única forma de diminuir as chances de surgimento dos mesmos é evitando a obesidade.

Os pets caninos, independentemente de raça, são animais carentes e dependentes do homem. Necessitam de cuidados como alimentação, abrigo e assistência veterinária periódica. Tudo compensado, sem dúvida, são ótimos companheiros e merecem nosso carinho e atenção.

Origem e história da raça

Com sua aparência tão característica, o Buldogue tem uma história igualmente única. A origem do Buldogue Inglês vem do cruel esporte bull-baiting (lutas com touros), que se originou na Inglaterra do século 13. O objetivo do cachorro era atacar e enfurecer o touro agarrando o animal, normalmente pelo nariz. Isso era considerado não apenas entretenimento, mas também se acreditava que a carne do touro ficava mais saborosa se ele fosse provocado antes de abatido. Alguns Buldogues eram usados também para “bearbaiting” (lutas com ursos), como puro entretenimento. Os donos dos Buldogues davam muita importância para a ferocidade de seus cães e, especialmente, para sua resistência à dor. Existem histórias horripilantes de treinadores que testavam a resistência dos cães prendendo os animais nos touros, que já tinham sido torturados pelo treinador. Em 1835, a luta com touros foi considerada ilegal e começou uma nova fase para os Buldogue. Foram feitos alguns esforços para que os cães lutassem entre eles, mas esse realmente não era o forte do Buldogue Inglês. Sendo agora um cachorro sem causa, a popularidade da raça despencou. Na verdade, a raça teria sido
extinta se não ganhasse tantos admiradores que salvaram o Buldogues por meio da seleção de baixa ferocidade e destacando seus traços físicos. A experiência deu tão certo que o Buldogues se tornou um cão extremamente amável, com uma personalidade totalmente diferente do que sua aparência sugere. Sua personalidade dura e resistente fez dele um símbolo nacional na Inglaterra. Sua personalidade amável e engraçada contradiz sua aparência, e o Buldogue é um animal de estimação muito popular.
 


O Buldogue Inglês é baixinho, forte e muito dócil. É dó tipo que adora um sofá, tem o temperamento calmo e como todo cão, gosta de ficar perto da família.
 
Família: cão de gado, cão da montanha, mastiff (bulldog).
Grupo do AKC: Não-esportistas
Área de origem: Inglaterra
Função Original: luta com touros
Tamanho médio do macho: Alt: 30-38 cm, Peso: 22 kg
Tamanho médio da fêmea: Alt: 30-38 cm, Peso: 18 kg
Outros nomes: Bulldog Inglês, Buldogue
Posição no ranking de inteligência: 77ª posição


Temperamento do Buldogue Inglês

 
Apesar da aparência, o Buldogue é jovial, cômico e amável, e é um dos cães mais amáveis. Ele quer agradar, apesar de ser teimoso. O Buldogue Inglês se dá muito bem com crianças. São moderadamente simpáticos com estranhos. A raça se dá bem com outros animais domésticos.



Saúde do Buldogue Inglês

 
Principais Preocupações: displasia de quadrilolho seco, narinas estenóticas, palato mole alongado, luxação do ombro, cauda internalizada
Preocupações Menores: entrópio, ectrópio, distiquíase, displasia do cotovelo, olho de cereja, luxação da patela
Vistos Ocasionalmente: prolapso uretral, hiperplasia vaginal
Exames sugeridos: quadril, cotovelos, joelhos, olhos
Expectativa de vida: 8-10 anos
Observações: É propenso a ter dermatites, a menos que as sobras sejam mantidas limpas e secas. Ele não tolera calor. Cuidados especiais devem ser tomados ao anestesiar o Buldogue (por ser um cão braquicefálico, precisa de anestesia inalatória). Partos por cesariana costumam ser necessários. Radiografias do quadril mostram que a maioria dos Buldogues é displásica, mas poucos apresentam sintomas



 

bottom of page